A CANDIDATURA DE JOÃO AO SENADO E PERDA DE FORÇA CHICO PARA DEPUTADO!

18/05/2025

Para analistas da política da região de Cajazeiras, principal base eleitoral do deputado estadual Chico Mendes, a saída de João Azevêdo do governo, para disputar o Senado Federal, trará perda de força política para o deputado e atual líder do governo, Chico Mendes, em consequência da ascensão do vice-governador Lucas Ribeiro ao comando do Palácio da Redenção. Lucas é aliado incondicional de Zé Aldemir, ex-prefeito de Cajazeiras, que travou uma batalha política na disputa pela prefeitura da "Terra de Padre Rolim" contra Chico e Pablo Leitão, os quais, sendo patrocinados pelo governo do Estado, quase impediram o sucesso do projeto de eleição de Socorro Delfino para a gerência daquele município, no processo de sucessão de Aldemir em Cajazeiras.


Na política municipal passada, em consequência da sua efervescência, ficaram muitas mágoas. E, segundo os bastidores da "Terra do Saber", o desejo de Zé Aldemir é, mais cedo ou mais tarde, ver o deputado Chico Mendes passar pelo mesmo "óleo quente" que quase levou à fritura de seu projeto de sucessão que tinha o  objetivo de eleger Corrinha Delfino, justamente em consequência da atuação política de João em favor do projeto político de Chico e Pablo Leitão naquele município.


É certo que, numa política estadual na qual Lucas poderá ser avaliado para continuar na condução administrativa do Estado da Paraíba, os atos de discriminação ou de preferência em prejuízo de alguns devem, se forem feitos, conter uma boa dose de disfarce. Mas também é sabido que, nos corredores da política, as conversas de pé de ouvido - têm um poder enorme tanto de ajudar quanto de atrapalhar muita gente - nesse complicado tabuleiro de xadrez chamado de sucessão estadual.


Por Vicentinho Almeida