A FALA DE RINALDO CIPRIANO E A MÁ INTERPRETAÇÃO DO QUE FOI DITO EM RELAÇÃO A SUCESSÃO!

21/05/2025

O prefeito Rinaldo Cipriano, recentemente, falou à imprensa sobre a administração municipal e as ações que tem realizado como gestor para desenvolver o município de Joca Claudino. Em determinado momento, foi questionado sobre a escolha do futuro candidato que deverá sucedê-lo naquele município.


Foi então que o prefeito deu uma resposta bastante natural, afirmando que ainda era muito cedo para definições, mas que já estava analisando nomes e perfis. Acrescentou que, no momento mais adequado, conversaria com a população e com as lideranças locais para fazer a escolha mais acertada, a fim de dar continuidade ao trabalho positivo que vem realizando.


Essa resposta foi suficiente para que alguns meios de comunicação dissessem que o prefeito estaria adotando um discurso diferente e afastando a possibilidade de apresentar Octávio Neto, o atual vice-prefeito, como o candidato natural à sua sucessão no próximo pleito de prefeito.


Pergunto: meus amigos, considerando a distância até o próximo pleito, não seria essa a resposta mais adequada a ser dada pelo prefeito? Mesmo que consideremos como certa a possibilidade de Rinaldo Cipriano estar fechado com Octávio Neto, um anúncio tão antecipado não traria maiores prejuízos, como o surgimento de divisões entre insatisfeitos ou o risco de o possível candidato começar, desde já, a ser financeiramente pressionado por oportunistas de plantão?


Na minha modesta opinião, Rinaldo Cipriano, esteja ele fechado ou não com Octávio Neto, respondeu com a mesma maestria que todo político experiente costuma empregar nesses momentos. Citar nomes de forma precoce é antecipar problemas desnecessários, que podem muito bem ser resolvidos com boa articulação política. E, convenhamos, o prefeito ainda tem tempo suficiente para observar, consultar, resolver e indicar quem tiver maior aceitação popular e se enquadrar melhor em seu modelo administrativo.


Por Vicentinho Almeida