A FUTURA POLÍTICA ADMINISTRATIVA DE POÇO E A "POSSÍVEL INTERFERÊNCIA" DE ESPEDITO!

30/12/2024
Meus amigos,

 

A política e suas ações são melhor compreendidas por quem viveu ou vive, de maneira mais íntima, os meandros desse campo tão complicado. Vejo que alguns ainda questionam como será a atuação de Espedito Filho no que diz respeito à futura gestão de sua esposa, a prefeita eleita de Poço José de Moura. Para os desavisados, trata-se de uma pergunta sem maldade; para os mais atentos, é uma interrogação que expressa mais a insatisfação e o inconformismo em relação ao sucesso nas urnas alcançado pelo casal de prefeitos. Vejamos: é bastante comum que um político experiente, ao lançar alguém de sua estreita convivência na vida pública e até afetiva, atue como articulador e, possivelmente, como um dos principais orientadores da atuação política dessa pessoa durante o mandato eletivo. Exemplifico:

Em tempos mais distantes, Zarinha foi deputada estadual, contando com a experiência e orientação, tanto para a eleição quanto para o mandato, do seu esposo e ex-prefeito de Cajazeiras, Epitácio Leite Rolim (in memoriam). Zé Aldemir articulou, orientou e, com sua base eleitoral, elegeu sua esposa, Dra. Paula Francinete, como deputada estadual da Paraíba, que desenvolve um mandato ativo e eficiente, também com as digitais do prefeito cajazeirense.
Mariana Fernandes e Marielce Fernandes, filha e esposa, respectivamente, do ex-prefeito de Luís Gomes, Dr. Pio Fernandes, foram eleitas prefeitas de Luís Gomes e Major Sales (RN), sob a condução, articulação e orientação de Dr. Pio, tanto na política partidária quanto na gestão administrativa. Ambas tem um histórico de administrações de grande qualidade, claramente influenciadas pela vasta experiência do ex-prefeito.


Citei alguns dos grandes nomes do cenário político norte-rio-grandense e paraibano para demonstrar que não é de hoje, nem tampouco recente, a relevância da contribuição de quem possui expertise em política partidária e gestão pública. Portanto, soa estranho que se questione, antes mesmo do início da administração de Poço José de Moura, qual será o limite da atuação do prefeito reeleito de Triunfo, Espedito Filho. Afinal, foi Espedito, juntamente com seus aliados, o principal responsável pelo sucesso de Laís Raquel nas urnas, sua esposa e seguidora do modelo político aplicado por ele em Triunfo. Esse modelo, apresentado como uma opção de mudança, foi aceito pelo povo poçomourense.


É coerente observar os inúmeros exemplos existentes, além dos que mencionei, que endossam a ideia de que aceitar a boa contribuição de quem tem experiência nunca foi sinônimo de insucesso ou de falta de independência. Pelo contrário, trata-se de uma estratégia que pode resultar em uma administração grandiosa e bem-sucedida.


Por Vicentinho Almeida