ALGUNS DOS GRANDES VITORIOSOS AQUI NO ALTO SERTÃO PARAIBANO DEPOIS DA APURAÇÃO DOS VOTOS DA ÚLTIMA ELEIÇÃO!

30/12/2024
Meus amigos,

 

Política não foi feita para inocentes, e quem, sem a expertise devida, tenta navegar nessas águas, tende a naufragar. Mas, como na vida – e na política não é diferente –, há sempre os diferenciados, que, mesmo com o leme do barco prejudicado, conseguem chegar à praia, nem que seja a nado.


Nesse contexto analítico, podemos citar alguns dos vitoriosos de grande expressão aqui no Sertão. Começando pela cidade de Uiraúna, a prefeita reeleita Leninha Romão não só venceu a oposição, mas colocou uma margem tão elevada de votos sobre os opositores que, nos próximos pleitos, acredita-se que falar em fazer oposição será motivo de mangação naquele município.


Ainda em Uiraúna, agora no Legislativo, quem se saiu muito bem foram os Magalhães. De início, imaginava-se que o vereador eleito Renan Magalhães iria sucumbir e prejudicar a reeleição de seu tio, Toinho Magalhães. O resultado? Ambos foram eleitos nas primeiras vagas.


Em Triunfo, Espedito Filho estava com a reeleição garantida. Já em Poço José de Moura, ainda se aguardava o desfecho do processo eleitoral para saber se Raquel assumiria ou não a administração daquele município a partir de 2025. Comenta-se que havia um poderio financeiro muito grande dando suporte aos candidatos da situação. No entanto, Espedito venceu em Triunfo e, no Poço, sua esposa também saiu vitoriosa, conferindo grande expressão à vitória política do casal na região.


Quem também foi muito bem no último pleito foram os vereadores de Joca Claudino, Jolis Vital e Antônio Duarte. Mesmo na oposição, os dois conseguiram se eleger em primeiro e segundo lugares, enfrentando uma administração muito bem avaliada de Rinaldo Cipriano e Octávio Neto. Qual o segredo? Eu não sei, mas Jolis deve ter usado uma receita especial para criar um precedente extremamente curioso nas terras jocaclaudinenses.


Em São João do Rio do Peixe, Luiz Claudino se consolidou como uma das maiores lideranças políticas do Alto Sertão. O ex-vereador e atual prefeito reeleito saiu muito moralizado após a apuração dos votos, mostrando que está solidificado na política municipal e regional.


Em Santa Helena, João Kleber encerrou de vez as dúvidas sobre quem é que manda no pedaço. Mesmo sendo cria do ex-prefeito Emanoel Messias, o professor, agora rompido com seu criador, mostrou que tem votos de sobra para enfrentar Manoel, Zé, Raimundo, ou quem quer que seja. Com uma vitória esmagadora, deu uma verdadeira lição política em quem tentou desafiá-lo.


Em Cajazeiras, enquanto o deputado Chico Mendes procurava o diploma de mestrado de Corrinha, a professora pedia votos. Quando as urnas foram fechadas e os votos apurados, o resultado foi desastroso para Chico. Ao invés de tirar o diploma de mestrado de Corrinha, a justiça eleitoral lhe entregou mais um "diploma" concedido pelo eleitorado. Parece que foi Chico quem acabou pegando em fio desencapado.


Por fim, em Poço Dantas, o prefeito reeleito para seu quarto mandato, Itamar Moreira, está tão consolidado e em evidência na terra nascente do Rio do Peixe que conseguiu ser candidato único. Articulou uma Câmara aliada e fechou a chapa com uma vice de sua total confiança. Itamar entra para o seleto grupo de prefeitos que, com tamanha afinidade com seu povo, sempre são reeleitos sem dificuldades para diversos mandatos.


Por Vicentinho Almeida