ALIADOS VEEM MUDANÇA DE TOM ELEITORAL DE BOLSONARO, PREOCUPADO COM DESFECHO DO GOLPE NO STF

30/06/2025

Em meio ao desfecho próximo do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a tentativa de golpe de Estado, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro observam o início de uma mudança significativa em seu discurso político. Durante um ato na Avenida Paulista no último domingo (29), Bolsonaro, pela primeira vez, concentrou mais energias e focou seu apelo na eleição de uma maioria no Congresso Nacional, em vez de insistir em sua própria candidatura à Presidência em 2026.


"Se vocês me derem, por ocasião das eleições do ano que vem, 50% da Câmara e 50% do Senado, eu mudo o destino do Brasil", declarou Bolsonaro, enfatizando a importância de controlar o Legislativo para influenciar o futuro do país.


A avaliação entre os aliados do ex-presidente é que essa mudança de tom se deve a um "conformismo" de Bolsonaro diante do fato de que: 1) sua inelegibilidade é irreversível; 2) a proximidade com o fim do julgamento da trama golpista, que pode levá-lo à cadeia. "Caiu a ficha", diz um aliado de Bolsonaro.


Na avaliação de aliados, Bolsonaro precisa recalcular a rota para proteger a si mesmo e à própria família politicamente, o que exige uma estratégia que vá além da disputa presidencial direta.

Fonte: G1