BOLSONARO: PERSEGUIDO POLÍTICO OU PENALIZADO PELOS CRIMES COMETIDOS?

09/11/2025

O Brasil de hoje não é diferente do Brasil de antigamente; apenas há mais informações sobre como funciona "O SISTEMA" .


Bolsonaro, condenado a mais de 27 anos por uma suposta tentativa de golpe de Estado, viu-se sem defesa nem escudo diante do Supremo Tribunal Federal — órgão que, para muitos juristas, toma decisões, sobre o caso em tela, eminentemente políticas.


O que causa estranheza — até mesmo em parte do meio jurídico — é ver que os comprovadamente condenados como resultado da Operação Lava Jato estão sendo descondenados. E você sabe o motivo? Não foi por falta de provas; foi pela ausência de observância do juiz natural da causa. Ou seja, no caso de Lula, segundo o próprio STF — que já havia condenado Lula em outra ocasião — entendeu-se, estranhamente, que o juiz natural da causa era a 1ª Vara Federal de Brasília, e não a 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.


Os irmãos Batista e toda a turma pega com a mão na botija pela Operação Lava Jato estão, em grande parte, liberados. E você sabe por quê? Segundo o próprio STF, houve conluio entre membros do Ministério Público e o juiz Moro. Todavia, Bolsonaro está prestes a ir para a Papuda, numa decisão que, para muitos juristas, é absurdamente ilegal, pois um ex-presidente jamais poderia ser julgado pelo STF, já que não possui mais foro privilegiado. Pelo visto a tese do juiz natural não vale para Bolsonaro. Além disso, há relatos de gabinetes de ações nada republicanas, segundo o ex-assessor do TSE, conduzidas pelo ministro Alexandre.


Julgado por um juiz-relator e parcial que faz parte da própria causa — basta ver a questionável "Operação Punhal Verde e Amarelo" — Bolsonaro segue sem defesa nem escudo, pois o sistema é bruto, atropela e engole quem elege como desafeto.


Vejamos outro fato importante: A espinha dorsal da denúncia é, no mínimo, muito questionável, pois foi a primeira delação com várias versões apresentadas pelo mesmo delator, obtida, segundo a defesa do ex-presidente, mediante "livre e espontânea pressão", cheia de falhas e contradições, porém legalizado e utilizada em sua plenitude pelo STF.


Nessa seara de "justiça ou justiceiro", onde muitos são agraciados pela "visão turva da justiça", outros são atingidos pela espada afiada de quem sabe muito bem quais cabeças devem ser cortadas para não ameaçar "o sistema".


Lembre-se, SISTEMA É BRUTO, estrangula e engole quem ousa atentar contra ele ou seus sustentáculos.



Por Vicentinho Almeida