COMBALIDA AVASP EM DISPUTA!!!

20/12/2024
Meus amigos,


Não é surpresa para ninguém, especialmente para o mundo da política sertaneja, que a Associação dos Vereadores do Alto Sertão Paraibano (AVASP) não é mais a mesma. Sem a adesão dos "parlamentares mirins" ao processo de associativismo, a entidade vive tempos de esvaziamento e enfraquecimento.
Lembro-me bem dos anos 2000, quando a AVASP, à época chamada AVAP (Associação dos Vereadores do Alto Piranhas), era conduzida com excelência pelo vereador triunfense Chico Batista. Naqueles tempos, considerados o auge da AVASP, eram realizados congressos que reuniam desde deputados a senadores e até governadores de estado. Esses encontros eram momentos para debater nossas reais dificuldades, como os desafios do semiárido e a transposição do Rio São Francisco.
Havia um programa de rádio aos sábados, ambulâncias à disposição e diversos convênios com laboratórios e clínicas de saúde do sertão. Hoje, enfraquecida e sem a mesma notoriedade, a AVASP sobrevive graças ao esforço de poucos vereadores e à dedicação de abnegados, como Paulo de Boscão, vereador não reeleito no último pleito em Bom Jesus.
Segundo ele, sua derrota foi resultado de uma aliança de forças, que incluiu até pessoas influentes em nível estado. Contudo, os reveses políticos enfrentados por Paulo, segundo comentários, podem não parar por aí. Agora, parece que há uma tentativa de tirá-lo da direção da convalescente AVASP, que, de tão fragilizada, talvez não suporte mais divergências e confrontos políticos de tão debilitada.
Ontem, Paulo de Boscão esteve em Poço Dantas pedindo apoio aos vereadores para continuar administrando o pouco que restou da entidade. Porém, como a política é repleta de adversidades, há rumores de que o vereador cajazeirense Helano Segundo possa ser um possível concorrente nessa disputa onde quem ganhar não leva nada.
A pergunta que não quer calar: essa disputa será por qual motivo? O que pretendem administrar, considerando o estado em que a associação se encontra? Penso que seria mais sensato unir forças para fortalecer o que, ao meu ver, está muito próximo de desaparecer.

 

*"Por Vicentinho Almeida"*