ÍCONE DA POLITICA SERTANEJA: ZÉ ALDEMIR É FIGURA NOTÓRIA NA GALERIA DA POLÍTICA DA PARAIBA!

Meus amigos,
Inegavelmente, o ex-prefeito de Cajazeiras, José Aldemir Meireles — que também ocupou os cargos eletivos de deputado estadual e federal, e chegou a ser convidado para ser o vice-governador de Zé Maranhão, na época da famosa briga no PMDB da Paraíba, nos idos de 1998 — foi um dos protagonista de um episódio que colocou, à época, o governador Zé Maranhão (in memoriam) e o então senador Ronaldo Cunha Lima (in memoriam) em rota de colisão. Zé Aldemir tem mais de 40 anos de vida pública e, na visão dos mais próximos, sempre utilizou seus mandatos para defender os mais necessitados.
Hoje, mesmo que esteja mais envelhecido, sem a força dos tempos em que era chamado de "samurai" — pela coragem de, juntamente com o então deputado estadual Tarcísio Telino, enfrentar o poderio da máquina administrativa estadual usada contra Ronaldo Cunha Lima e seus aliados, em um conflito que dividiu profundamente a legenda e alterou o cenário político paraibano — Zé Aldemir ainda carrega a imagem de quem não teme embates.
Naquele momento, Aldemir praticamente sacrificou sua reeleição para a Câmara Federal por lealdade a Ronaldo. Ficou sem mandato e precisou se reconstruir, dando novos rumos à sua carreira política. Sem me apegar muito às datas, apenas ressalto que aquele foi um tempo emblemático para a política do nosso estado.
Voltando aos dias atuais, Zé quer novamente enfrentar a briga por uma cadeira na Câmara dos Deputados e não aceita nem ouvir falar em virar "calda" para eleger medalhões que desejam ingressar na legenda à qual está atualmente filiado.
Nos bastidores, Aldemir tem o reconhecimento de sua grande importância na política paraibana, mas também é alvo do seguinte questionamento: apesar da sua reconhecida significância, será que Zé Aldemir tem idade, fôlego e tamanho eleitoral para disputar, palmo a palmo, com os atuais deputados, uma vaga na Câmara Federal?
Mesmo que lhe falte fôlego pelo peso da idade, e votos suficientes por não contar, possivelmente, com uma base extensa capaz de garantir sua eleição em 2026, Zé Aldemir é, indiscutivelmente, uma figura icônica e notoriamente respeitada na política paraibana.
Por Vicentinho Almeida