"LUCAS E A PAVIMENTAÇÃO PARA A REDENÇÃO!"

23/12/2024
Meus amigos,


Nos últimos meses, João Azevedo tem sido muito questionado se permanecerá ou deixará o governo do Estado antes do fim de seu mandato. Azevedo tem se desdobrado para pavimentar a campanha de seu aliado e secretário, Deusdete Queiroga (PSB), ao mesmo tempo em que não descarta a possibilidade de concorrer ao Senado.


Por outro lado, Lucas Ribeiro, vice-governador do Estado da Paraíba, está em evidência. Caso João venha a se desencompatibilizar, Lucas assumirá o governo e, com a caneta na mão, se tornará um forte candidato a ocupar efetivamente a cadeira de condutor do Palácio da Redenção. 


Aqui, no sertão, se Lucas (PP) se tornar governador, quem sairá muito fortalecido será o principal articulador do Partido, o atual prefeito de Cajazeiras, que tem declarado aos quatro cantos do Estado seu desejo de encerrar a carreira como deputado federal.


Alguém duvida que Aldemir possa ser candidato a deputado federal caso os Ribeiros cheguem ao governo do Estado? Eu não duvido. E digo mais: possivelmente será um candidato forte para ocupar uma das 12 cadeiras da Paraíba na Câmara Federal.


Outra figura em ascensão, que terá ainda mais força na próxima eleição estadual, é o deputado federal Hugo Mota (Republicanos). O jovem político de Patos está no auge de sua carreira e, pelo que se projeta, deverá ser eleito presidente da Câmara dos Deputados sem grandes dificuldades. Portanto, a sua posição será muito considerada na hora de definir os nomes da majoritária.


Adriano Galdino(Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa, certamente não ficará de fora dos acordos de bastidores. Ele detém a caneta do legislativo estadual, e grande habilidade na articulação política aqui nas fronteiras da Paraíba.


Nessas idas e vindas da política sertaneja e paraibana, quem deve ficar atento é o deputado Santiago. Caso realmente se confirmem as candidaturas de Aldemir e Tyrone, Santiago enfrentará um sertão mais dividido, com nomes influentes e até ex-aliados disputando o mesmo espaço.


Vale lembrar que o noticiário nacional aponta como certa a redução de cadeiras destinadas à Paraíba na Câmara dos Deputados, caindo de  12 para 10, em consequência do novo contingente populacional registrado no Estado.


A situação pode se tornar muito desafiadora nas próximas eleições para muitos candidatos que querem manter seus mandatos, mas é possível superá-la com uma articulação bem-feita e afinação com os prefeitos reeleitos!



Por Vicentinho Almeida