“NOS BASTIDORES DA POLÍTICA SERTANEJA, ENQUANTO ALGUNS BOTAM FOGO, OUTROS SERVEM DE BOMBEIRO!”

Inegavelmente, o clima não está bom entre o prefeito de São do Rio do Peixe–PB, Luiz Claudino, e o deputado federal, candidato à reeleição, Wilson Santiago, do Republicanos. Nos bastidores, há quem diga que existe todo tipo de incentivo: alguns para aumentar o muído, outros atuando para diminuir essa situação que está como fogo de lixão — quando menos se espera, acontece outra explosão.
É que, segundo se ouviu dizer, Luiz quer mais um prefeito para aumentar as chances de sua esposa, a primeira-dama Larúcia Sá, ser eleita deputada estadual. Porém, segundo comenta-se nas rodas da política sertaneja, Wilson até tem tentado convencer um dos prefeitos mais próximos a seguir o projeto encabeçado por Larúcia Sá, mas os gestores municipais têm insistido que já possuem compromissos.
Para Luiz, a matemática não está fechando, e, nos seus cálculos, ele vem levando certo prejuízo eleitoral na divisão do "bolo de apoios" feita por Santiago. Uma fonte me confessou que quem tem enorme chance de acabar com as pendengas hoje existentes é o prefeito triunfense, por ser habilidoso, de perfil conciliador e por ter amplo acesso às partes atualmente em desacordo.
Agora, é preciso que algumas pessoas não usem as redes sociais para, mesmo na boa tentativa de ajudar, terminem aumentando ainda mais a altura e a temperatura das labaredas — até porque ninguém pode dispensar votos, e nunca vi alguém ter sucesso em política trocando a soma pela divisão.
Entendo que essa pendenga não é boa para Wilson e, principalmente, para Luiz, pois, se um voto é importante, imaginem milhares quando já a frente uma campanha bem disputada.
Por Vicentinho Almeida
