"O GOLPE NO POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA CORROMPIDA!"

08/01/2025

Meus amigos,


Faz tempo que se fala de tentativa de golpe, com acusações e até prisões já determinadas por sentenças prolatadas pelo Supremo Tribunal Federal, principalmente contra a classe subalterna e marginalizada. Muitos foram acusados de tentar tomar o poder à base da violência no dia 8 de janeiro de 2023 - O famoso e fracassado dito "golpe de estado". Mas houve, de fato, tentativa de golpe?


Nesse contexto analítico, há diversas versões, nas quais prós e contras se degladiam nos tribunais e nas redes sociais, como se o povo brasileiro não fosse golpeado quase todos os dias por uma parcela significativa da classe dominante que assumiram cargos importantes. É como se o tom da música, dessa história arrepiante, combinasse perfeitamente com a letra que denuncia retorno de escandalosos atos de corrupção nos corredores pobres da política brasileira. Ladrões são liberados, territórios são demarcados, e, como consequência de decisões judiciais, cidadãos honestos e desprotegidos acabam atrás das grades residências ou sem amparo, em ações que, para muitos, estão desprovidas de total justiça.


Um exemplo emblemático é o caso de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro, responsável por quebrar um estado inteiro. Condenado a 400 anos de prisão, ele agora desfruta de liberdade, respirando os ares das praias cariocas como se fosse um inocente cidadão. O que se pode esperar de um país em que sua principal corte de poder faz e desfaz suas próprias decisões em curto espaço de tempo, concedendo liberdade a quem por ela mesmo já foi julgado culpado?


Agora, como se não bastasse, propõe-se a regulamentação das redes sociais para limitar o direito de debater, ouvir e compartilhar opiniões divergentes do que a mídia estatal considera conveniente. Para onde iremos com essa trajetória macabra de exploração e tributação de um povo já empobrecido? Um povo que não recebe saúde nem educação adequadas, apesar de essas serem obrigações constitucionais prioritárias.


A prometida "picanha e cervejinha" não saiu do papel ou da propaganda, enquanto o dólar sobe rapidamente devido à deterioração de uma economia que o governo insiste em dizer que está bem. Contudo, os dados mostram o contrário: o aumento da população em situação de rua e a ampliação da miséria, como evidenciado pelos próprios relatórios dos programas sociais e pelo crescimento das bolsas emergenciais.


Diante de um quadro tão desfavorável, seria possível imaginar que o povo encheria as ruas para celebrar a democracia? Pois é! Nem mesmo o "pão com mortadela" e a lábia da mídia oficial conseguiram mobilizar as pessoas para discutir um tema que já cansou a todos.


Chega de cortinas de fumaça para esconder a ineficiência de um governo que não consegue apresentar ao povo nada além de impostos e taxas. Pelo que se pode perceber "há muito tempo o pé de meia" do brasileiro foi tirado pelas mãos de seda que, em diversos governos, se apropriaram do dinheiro público, deixando a ver navios e como resultado - uma grande massa de favelados.


Por Vicentinho Almeida