POÇO DANTAS TERRA PEQUENA E DE HISTÓRIA GIGANTE!

Poço Dantas completa, no dia de hoje, 29 de abril de 2025, 31 anos de emancipação política e administrativa.
O município, onde nasce o Rio do Peixe, teve a origem do seu nome marcada por uma fonte que virou referência para matar a sede dos animais dos tropeiros e dos condutores de mercadorias e manadas de gado bovino em tempos remotos - O POÇO DA ANTA. Hoje, repito, completa 31 anos de independência.
Município de grande relevância no contexto histórico, foi via de acesso à Coluna Prestes, uma revolução militar contra a oligarquia dominante nos idos de 1923. Encravado entre serras e vales, o jovem município vive dias de desenvolvimento e muito progresso, graças à condução qualificada e eficiente de Itamar Moreira Fernandes, atual prefeito e gestor em seu 4º mandato — resultado da confiança mútua entre um simples expansionista rural e o povo de um município que, de forma dedicada, prestava seus serviços de suporte agrícola.
Itamar Moreira foi estabelecido como filho adotivo de Poço Dantas, como forma de respeito transformado em título pela Casa Legislativa Ver. Antônio Gonçalves Sobrinho — consequência da reciprocidade de confiança e amizade estabelecida entre Itamar e o povo de Poço Dantas.
Moreira é, sem sombra de dúvidas, a maior liderança política da atualidade em solo municipal, pelo fato de cumprir o que, para muitos, é extremamente difícil: compromisso e seriedade com o povo.
A terra dos Ferreira/Santiago, Paulo/Bezerra, Queiroz/Gurgel, Baltazar/Alexandre e Almeida/Machado também carrega a expressiva marca do filho adotivo da Família Moreira. Homens e mulheres de bem que ilustram, em seu tempo e de seu modo, moldando a boa e grande história de todo um povo que tem em como símbolo maior a bandeira do trabalho e da dignidade, nos orgulhando de também fazer parte desse honroso processo.
É certo que a emancipação trouxe novos ares ao pequeno município. Dessa evolução trazida pela liberdade administrativa, muitos contribuíram com a nossa história de sucesso, a exemplo do ex-prefeito Azulão Santiago (in memoriam), do professor Hélio Machado, ex-vice-prefeito de Poço Dantas (in memoriam), além de tantos nomes expressivos que fizeram parte dessa bonita história, como Honorário Sampaio, Anastácio Machado, Manoel Ferreira, Caboclo Maria, Horácio Paulo, Vicente Machado, entre outros.
Que Deus, sob a intercessão do nosso padroeiro São Francisco, abençoe ainda mais a nossa cidade, e que a nossa história continue sendo tão grandiosa no futuro como foi no passado e está sendo no presente.
Feliz aniversário, Poço Dantas!
Por Vicentinho Almeida