RETALIAÇÃO PODE CHEGAR À PB: Deputados federais que não votaram na PEC do IOF já estão tendo aliados demitidos pelo governo Lula - ENTENDA

12/10/2025

A derrota, por 251 votos a 193, foi vista como um baque político para o governo Lula e desencadeou a ofensiva sobre os chamados aliados infiéis.

O movimento de retaliação política iniciado pelo governo Lula após a derrota na votação da MP do IOF pode ter reflexos diretos na Paraíba. A medida provisória, considerada essencial pelo Planalto para manter o equilíbrio das contas públicas, foi rejeitada pela Câmara dos Deputados e já começou a provocar demissões de indicados políticos ligados a parlamentares que votaram contra ou se ausentaram da sessão.

Na sexta-feira (10), o governo exonerou cinco superintendentes regionais de ministérios ligados ao MDB e ao PSD, além de assessores e dirigentes em estatais como Correios e Caixa Econômica Federal. Segundo apuração da Folha de S.Paulo, a orientação do Planalto foi direta: quem não estiver com o governo, sai do governo..

Na bancada paraibana, o alerta é claro. Deputados Aguinaldo Ribeiro (PP), Mersinho Lucena (PP) e Damião Feliciano (União Brasil) não participaram da votação, o que dentro do Palácio do Planalto foi interpretado como infidelidade silenciosa.

Fonte: Polêmica PB