UM JORNALISMO GIGANTE, DO TAMANHO DA EFICIENTE  HISTÓRIA E DA ÉTICA JORNALÍSTICA DE HERON CID.

19/05/2025

O rádio paraibano tem uma história notória, marcada por grandes personalidades — homens e mulheres que fizeram e fazem comunicação de maneira tão eficiente que suas trajetórias extrapolam os limites das fronteiras de nossa querida Paraíba.


Entre tantos talentos que podemos citar, lembro-me muito bem dos meninos do Sertão, que voaram alto e encontraram, no esforço diário, mais do que sonhos: encontraram caminhos e metas a serem alcançadas na radiofonia paraibana. Gutemberg Cardoso, Ruy Dantas e Josival Pereira, oriundos de Sousa e Cajazeiras, se destacaram especialmente pelo crescimento da audiência do Correio Debate, fruto de sua incontestáveis eficiências.


A Rádio Correio da Paraíba viu, no talentoso trio, um suporte fundamental para retomar a liderança de um programa que estava em baixa, principalmente, na capital do estado — o Correio Debate. O Sistema Correio de Comunicação acertou a mão, no ano de 2002, com as referidas contratações.


A história do garoto de Marizópolis também não é diferente — nem nas lutas, nem nos propósitos, tampouco no sucesso alcançado. O comunicador, além de fazer parte da grande história do rádio pela contribuição que deu a diversos meios de comunicação em solo paraibano, ainda nos traz a alegria por comandar, na atualidade, um jornalístico diário que reflete a eficiência e a ética de seu criador. Falo de Heron Cid César Soares Madrid, natural de Sousa/Marizópolis, que, igualmente, alimentou sonhos, lutou e traçou metas que o levaram a conquistar  também os finais de tarde da Paraíba, às 18h — numa bem-dita hora — em que o programa "Hora H" que vai ao ar. Ao lado de Walysson Bezerra, forma uma parceria de sucesso, trazendo um resumo dos principais acontecimentos do dia, sem exageros nem extensões indevidas, fazendo do Hora H o programa de maior audiência no horário em   nossa Paraíba..


Heron tem uma história nobre, marcada por esforço, empenho e talento. Inspirado pelo pai — também vinculado à comunicação —, aos 13 anos de idade já conduzia, com talento, o sistema de som de Marizópolis. Hoje, é uma grande referência jornalística e, há tempos, formado em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba, atualmente gerencia uma rede de rádios com mais de 25 emissoras, que leva a todo Estado da Paraíba o "Hora H". Além disso, faz televisão como poucos e é dono de um vozeirão que muito lembra os ícones da comunicação brasileira, como Cid Moreira.


Que outros Herons ainda possam surgir — profissionais que tratem a notícia com eficiência, sem agredir nossos ouvidos, com a qualidade de quem tem maturidade suficiente para nos informar sobre o que realmente interessa e tendo sempre como lado o da ética. Porque a boa informação é essencial para a construção de uma sociedade melhor e muito mais igual.



Por Vicentinho Almeida